sexta-feira, 1 de maio de 2009

Reflexão 2ª Semana

Para esta segunda semana da componente prática da unidade curricular de Prática Pedagógica IV, o tema geral foi a “Interacção com a família”, tendo sido desenvolvido, a par desse mesmo tema, a “Germinação”.
O tema da germinação surgiu em sequência das actividades realizadas previamente pelas crianças, e após diálogo com as mesmas, no qual demonstraram interesse em continuar a abordar e aprofundar este mesmo tema.
No que diz respeito às actividades desenvolvidas com as crianças, somos de opinião de que foram bem aceites e realizadas de forma positiva, uma vez que as crianças demonstraram interesse e conseguiram relacionar as actividades umas com as outras.
Em sequência do tema abordado na semana anterior (grafismo), recorremos a actividades como a estampagem, o desenho livre, colagem e recorte, sob o tema da germinação, promovendo assim uma continuidade educativa.
Dada a importância atribuída à família, no processo educativo das crianças, e de forma a dar a conhecer as actividades realizadas pelas crianças nas semanas da componente prática desta unidade curricular, realizámos uma reunião com os pais, a qual, a nosso ver, foi muito proveitosa.
Somos de acordo que a interacção com os pais deve ser efectuada diariamente, tal como foi nosso hábito, de forma a contextualizá-los com os temas a serem abordados com o grupo.
Foi satisfatório ouvir os pais, na recepção às crianças, referirem que as crianças falavam-lhes das actividades realizadas sob nossa orientação, demonstrando agrado perante as mesmas.
O principal objectivo da reunião realizada com os pais foi, não só apresentar as actividades realizadas, mas também promover interesse pela realização das mesmas, ou seja, colocar os pais na situação das crianças perante as actividades.
Foi muito importante para nós constatar que os pais estavam satisfeitos com o trabalho realizado e que aderiram bem à realização de algumas actividades, as quais haviam sido já realizadas pelas crianças, permanecendo mais algum tempo, após o fim da reunião, de forma a interagir connosco e salientar a importância do trabalho realizado com as crianças uma vez que constataram que havia uma evolução, principalmente a nível da motricidade fina.

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