domingo, 15 de março de 2009

Caracterização do grupo

CARACTERIZAÇÃO DO GRUPO

Seguindo um guião de observação, elaborado no primeiro semestre, durante a Prática Pedagógia III in loco, foi-nos possível obter uma caracterização individual de cada criança, a partir da qual, e analisando os dados obtidos, realizámos uma caracterização geral do grupo.
O grupo da sala branca é composto por dezanove crianças, das quais, onze são do sexo masculino e oito do sexo feminino, com idades compreendidas entre os dois e os três anos de idade.
A maior parte do grupo reside na área geográfica do Funchal, tendo apenas cinco crianças que residem fora da mesma.
Relativamente aos pais, constatamos que na sua grande maioria, quer os pais, quer as mães, possuem como nível de escolaridade o 3º ciclo. Assim, podemos deduzir que as crianças têm como referência um nível cultural médio.
No que diz respeito ao número de irmãos, deparámo-nos com um equilíbrio entre o número de crianças que têm irmão e as que não têm. Este facto, de não terem irmãos, poderá justificar o facto de algumas delas serem egocêntricas e não gostarem de partilhar os seus brinquedos e esperar pela sua vez.
Quanto ao nível desenvolvimental, todas as crianças do grupo são capazes de identificar objectos pelo nome e de distinguir o real do imaginário, visto que utilizam a expressão “faz-de-conta” quando querem brincar ao imaginário.
Todas as crianças são capazes de dizer o seu nome e a sua idade, mas apenas seis crianças se destacam pela sua capacidade inquiridora.
Referente ao desenvolvimento motor, podemos dizer que todo o grupo é capaz de dominar as formas de deslocação (andar, correr, saltar…), bem como as noções espaciais (para a frente, para trás…), conclusão esta retirada da observação das aulas de Educação Física. De referir ainda que todas as crianças são capazes de utilizar a colher, existindo apenas cinco crianças que necessitam de ajuda para comer, não por falta de capacidades mas apenas por capricho.
Este é um grupo relativamente saudável. Pouco mais de metade do grupo apresenta alergias (pó e picadas de insectos) e apenas três crianças possuem doenças mais específicas (asma, epilepsia e sopro do coração profundo).
Em geral, podemos concluir que este é um grupo razoavelmente interessado, autónomo, introvertido, inquieto e participativo, que mantém uma boa relação afectiva com a educadora e as auxiliares, bem como com os colegas.
Estas conclusões foram retidas tendo como matriz as diversas áreas de conteúdo, bem como através de observação directa e da observação da realização das actividades que realizámos com as crianças. Ao mesmo tempo que se mostram interessadas depressa perdem o interesse e dispersam a atenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário